terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Governo Espelho

 
Em 1989, ano em que a moda era andar de calça "santro-peito", ver o concurso de garota da camisa molhada do Gugu e assistir o tão inovador show da Xuxa foi o ano em que eu descobri uma coisa que mudaria o rumo do meu modo de pensar para sempre. O que é governar?   A grande pergunta que todos estão fazendo nesse momento é: Como um pivete poderia descobrir o que é governar?
  Em 89 eu fazia 6 anos, foi um tempo muito perturbador para mim pois tinha eu arrancando um dente com minha mãe (sempre arrancava com minha avó, mas a sessação de dor e agonia que senti ao arrancar com minha mãe foi uma das piores lembranças que tenho), foi a época que tive caxumba ( a famosa papeira aqui no ceará),  o ano em que vi uma mulher nua pela primeira vez e o ano em que descobri a função de um governante.


  Estava eu em um domingo assistindo Alf, (sim o eteimoso) quando o marido de minha mãe entrou (este marido citado nessa história não era meu pai (meu pai falecerá quando eu tinha 3 anos)) e mudou de canal para assistir ao programas do Silvio Santos, lembro que fiquei com a maior raiva e fui direto a nossa tv de 18 polegas preto e branco e mudei de canal rodando a linda maçaneta redonda que tinha a tv, ele então olhou para mim franzindo a testa com e com o suas narinas tremendo e seus pentelhinhos de nariz aparecendo foi em direção a tv e mudou o canal. Qualquer criança de minha idade pararia com aquela ameaça e iria procurar o que fazer, mas eu estava determinado a assistir o meu Alf custasse o que custasse. Fiz então a mesma cara que ele fez e mudei o canal para o Alf  fazendo assim com que ele tirasse a sua chinela RIDER cor preta e com a sola em formato de ondinhas e me ameaçasse dar uma chinelada. Fiquei multicor pensando na possibilidade de tomar uma chinelada daquele homem que naquelas circunstancias já se encontrava bufando igual um boi quando este toma uma chicotada do boiadeiro.


Fui até minha mãe e o deixei vendo o seu topa tudo por dinheiro  mas com sangue nos olhos fazendo uma promessa a mim mesmo de que iria mudar o canal de uma vez. Falei a ela o que estava acontecendo e está com a doçura de um rinoceronte me disse: - Quem sustenta está casa? Respondendo imediatamente ela própria respondeu: - Eu e o Guilherme. Você não escolheu a mãe que queria, mas eu escolhi o homem que eu queria, dando a ele poder para mandar e desmandar na casa igualmente a mim. Trabalho para sustentar você e sua irmã, tanto eu quanto ele temos o mesmo objetivo e o mínimo que ele poderia ter em troca de tudo que faz por você e sua irmã e assistir tv então vá procurar o que fazer e o deixe em paz.

   
Este texto pode parecer estranho a principio mas ela tem um trecho que marcou muito a minha infância. Você as vezes pode não ter escolhido o governante que tem e por isso deixa com que os outros que cometeram a besteira de escolher errado se lascar para que paguem por seu voto mal dado. Acontece que eles vão empurrando suas obrigações para qualquer um que faça um pouquinho a mais para que  este leve os louros do progresso (se der tudo certo) e crucifique o pecador (se tudo der errado) fazendo assim com que você apenas "busque o que fazer" sem incomodá-lo, rever o passado e analisar se poderia ou não sair algo de bom em escolher aquele ou este candidato é o mais sensato a ser feito, ver as propostas do candidato e procurar saber o que ele já fez no período em que esteve no poder igual um dono de empresa que analisa o curriculum de um candidato a uma vaga em sua empresa procurando saber das referências e qualidades. Abrir os olhos é o primeiro passo....

Nenhum comentário:

Postar um comentário