segunda-feira, 1 de outubro de 2012

NEM TUDO ACABOU.




Antes de dormir sempre reflito sobre o meu dia (geralmente na madrugada isso me ocorre), e hoje tive fiz uma pequena viagem retrospectiva aos meu passado amoroso e tirei algumas conclusões que pretendo compartilhar agora. Uma das coisas que nunca entendi direito é como você pode ser tudo na vida de uma pessoa e em pouco tempo (esse tempo variando entre horas a anos) não ser nada. Como casamentos se acabam, namoros se desatam e noivos se odeiam? A busca do ser perfeito é algo aterrorizante e que na maioria das vezes acaba machucando várias pessoas ao longo dessa estrada, e não há nada que machuque mais alguém quando se engana o sentimento de alguém. A resposta que eu mais tenho escutado ao longo dos anos foi "as diferenças as vezes atrapalha a relação e com isso ela acaba", balela, besteira essa resposta. O diferente é o que todo mundo busca em uma relação pois conhecer o novo ainda é fonte principal em qualquer busca, pois se fosse o contrário qual a graça em buscar algo que eu já conheço e que é comum em minha vida?
  As pessoas as vezes não percebem que um relacionamento não é ser igual e combinar perfeitamente bem, casamento ( e uso essa palavra para todo e qualquer relacionamento a dois não importando se for namoro ou algum rolo que se tenha) é aceitar as diferenças e conviver com elas de forma agradável. Essa diferença vem de berço onde o convívio com a família e amigos o/a influenciaram muito assim como as suas diferenças. Aceitar essas diferenças é o grande desafio de um relacionamento pois é mais fácil tentar mudar a outra pessoa e convence-la a aceitar o seu lado, e é exatamente ai que começam as brigas pois a outra pessoa também tem esse mesmo pensamento de te mudar e te convencer a aceita-la como ela é e nisso acaba por acabar uma história de amor que começou de forma poética e acabou de forma trágica.
  Não se pode mudar alguém simplesmente porque não aceitamos algo fora dos nossos padrões, isso é forçar a barra. Por que ao invés de tentar mudar o outro você não muda sua forma de pensar? Por que você não muda? Seria ótimo se ambos pensassem dessa forma porque dai ambos não aprenderiam a apenas aceitar as diferenças do outro mais também traria de bônus a relação o respeito.
   E com essa falta de aceitação gera brigas por coisas banais e que não tem sentido brigar (alguém deixou uma escova fora do canto,não gosto de suas músicas, não curto esses tipo de filme e etc...), e é nessas brigas que se percebe que o relacionamento que você tanto tinha em sua cabeça que seria para sempre acaba e alguém fica sem chão, e percebe que esse relacionamento não tinha nem a metade da fortitude de uma linha de pipa, e dai seus planos para o futuro se vão como água caindo pelo ralo da pia.



   Alguns depois de finais trágico de relacionamentos como esses superam e seguem em frente buscando uma nova vítima nessa busca pelo ser perfeito, outros ficam no caminho e sofrem a perda e acabam ficando sem uma perspectiva de relacionamentos com alguém pois para aquela pessoa o outro era tudo (em caso assim geralmente um sofre mais do que o outro e isso para ambos os sexos). "O que fazer em uma situação como essa? Como uma história que começou de forma tão bonita acaba de forma tão fria? Como eu, que era tudo para a outra pessoa acabo por me transformar em nada?" são alguns dos pensamentos que circulam na cabeça de algum dos lados.Não adianta vir amigos, familiares ou colegas de trabalho com a mesma lenga-lenga de conversa do tipo " você vai superar, você é forte, é porque ele não te merecia, talvez ele não estivesse destinado a você" que não adianta pois o pensamento que mais circula a cabeça de uma pessoa que sofre com isso é " O QUE EU FIZ DE ERRADO?". Hora tardia para se pensar assim já que o momento certo seria quando estavam juntos pois se ambos se perguntassem " será que estou fazendo o outro feliz?", " será que estou fazendo algo de errado?" o relacionamento não chegaria ao fim, porque isso é sinal de preocupação, sinal que alguém se preocupa com alguém e isso é maravilhoso mas..... é fantasia, pois nunca é assim.



  E fica então a pergunta, como lidar com uma situação como essa? O que devo fazer? Uma auto-avaliação é um bom começo, tentar analisar por horas como você trata as diferenças de outras pessoas, tentar aceitar essas diferenças. Se preocupar mais com aqueles que estão ao seu redor e não só amigos mas familiares também. Mudar a forma de pensar e ver o mundo, conhecer coisas novas, ler coisas novas, sentir coisas novas. Garanto que com algumas mudanças que citei o "supere isso" que tanto se escutava faça algum sentido e se perceba que o amor não é algo para ser dado apenas a uma só pessoa e sim compartilhado com todo o mundo, assim quem sabe aquela busca que tantos fazem incansavelmente não cesse e se perceba que o que tanto se procurava em alguém era algo impossível, e que a real busca tinha que ser interna buscando uma mudança de visão do mundo. Essa receita talvez funcione, estou tentando seguir ela também mas me falta alguns temperos que estou visando comprar logo logo, se você já tem não custa nada tentar e ver o que acontece.

SÉRE

Nenhum comentário:

Postar um comentário